1. Braga

    UNIÃO DE FREGUESIAS

    DE S. JOSÉ DE S. LÁZARO

    E DE S. JOÃO DO SOUTO

     

  1. NOTÍCIAS DA FREGUESIA

    A UNIÃO DAS FREGUESIAS DE SÃO JOSÉ DE SÃO LÁZARO E SÃO JOÃO DO SOUTO E A CELESTIAL ORDEM TERCEIRA DA SANTÍSSIMA TRINDADE - IGREJA DO PÓPULO CELEBRAM PROTOCOLO DE PARCERIA PARA A VALORIZAÇÃO DA IGREJA DO PÓPULO
    09-08-2019

    Foi celebrado um Protocolo de Parceria entre a União de Freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto) e a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade - Igreja do Pópulo, tendo como objetivo principal a valorização da Igreja do Pópulo, mas também de outros monumentos religiosos daquela União de Freguesias.

    Trata-se de um Protocolo de Parceria que permitiu uma candidatura a fundos comunitários, no âmbito do AVISO Nº NORTE-14-2019-17 (Património Cultural – infraestrutural) do Eixo Prioritário 4 “Qualidade Ambiental” do Norte 2020, designada “Valorizar a Igreja do Pópulo: Reabilitação, Conservação e Promoção”. A Igreja do Pópulo é um magnífico exemplar do património religioso de Braga, classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

    A Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade - Igreja do Pópulo tem zelado pelo bom estado de conservação e valorização do património cultural a seu cargo, bem como pela disponibilização desse mesmo património ao público. Tem vindo a desenvolver diversos esforços e pretende dar continuidade ao propósito de proteger, valorizar e divulgar a Igreja do Pópulo, como uma mais-valia para a comunidade, mas também o património cultural e turístico da cidade.

    Atualmente esta Igreja apresenta severas condições de conservação, (coberturas, torres, fachadas, pisos, tetos, caixilharias, balaustrada do coro alto, caixa do órgão, entre outos), sendo urgente uma intervenção de correção de patologias para que este património, que é todos, se perpetue no tempo e na memória coletiva dos bracarenses e, possa contribuir ativamente para o desenvolvimento da nossa cidade pela via do Turismo Religioso e Cultural. Para fazer frente a estas necessidades, a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade - Igreja do Pópulo, desenvolveu um projeto de execução que foi integralmente aprovado pelas entidades competentes.

    Mas, para fazer face aos encargos financeiros que tal demanda exige, a Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade - Igreja do Pópulo, necessitou recorrer a financiamento comunitário e, para essa candidatura contou com o apoio fundamental da União de Freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto), que desde o primeiro momento se disponibilizou ativamente para apoiar esta candidatura, como parceiro efetivo, ampliando os efeitos positivos, esperados, a outros monumentos da União de Freguesias de Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto), pela criação de um novo produto turístico, um roteiro sobre "Arquitetura de Culto das Irmandades do Centro Histórico – Braga".

    A operação “Valorizar a Igreja do Pópulo: Reabilitação, Conservação e Promoção” foi apresentada na 1.ª fase de candidaturas (até 31 de julho de 2019) do AVISO Nº NORTE-14-2019-17 (Património Cultural – infraestrutural), esperando-se uma decisão para o início do mês de outubro.

    O Protocolo de Parceria foi rubricado por João Pires, presidente da União de Freguesias e por Jesuino Afonso, presidente de Celestial Ordem Terceira da Santíssima Trindade da Igreja do Pópulo.

  1. Notí­cias em Destaque

    1. 22-09-2019
      Cavaquinhos 1
    2. 22-09-2019
      Fado dia 20 6
    3. 18-09-2019
      Dia jovem s lazaro 2019
    4. 15-09-2019
      6
      Foi numa noite quente de setembro que teve lugar no passado dia 13, na praça dos Arsenalistas,... Ler mais
    5. 05-09-2019
      Brasao s lazaro c mais qualidade
      A Freguesia de São José de São Lázaro foi criada em 5 de setembro de 1747   Extinta em... Ler mais
Powered by: TRIPLEDESIGN