1. Braga

    UNIÃO DE FREGUESIAS

    DE S. JOSÉ DE S. LÁZARO

    E DE S. JOÃO DO SOUTO

     

  1. NOTÍCIAS DA FREGUESIA

    Freguesia de São Lázaro revê orçamento
    06-05-2018

    A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto apresentou, na última Assembleia de Freguesia, a primeira revisão orçamental para o ano de 2018, com a inclusão de mais de 190 mil euros resultante da gestão do ano de 2017.

    A revisão suporta assim acréscimos à dotação orçamental das despesas corrente e despesas de capital de igual valor global. João Pires, presidente da União de Freguesias, explicou que a maior fatia foi afectada ao PPI (Plano Plurianual de Investimentos), tendo em conta a previsível mudança efectiva de instalações da sede da freguesia.

    A revisão do orçamento e o PPI foram aprovados por maioria de oito votos e com cinco abstenções do PS e da CDU.

    A assembleia serviu ainda para a apresentação dos documentos de prestação de contas do ano de 2017 por parte de João Pires. O autarca evidenciou os factos que considerou mais relevantes da actividade da Junta de Freguesia, enquadrando as contas na actividade desenvolvida.

    Neste ponto da ordem de trabalhos, Marta Ferreira (PS), referiu a vontade de concretização da nova sede da Junta para o corrente ano. José Ribeiro (BE) pediu explicações sobre a área que abrange a verba destinada ao apoio social, concordando com a globalidade da acção.

    Francisco Xavier (CJB) compreende que ainda há algo a fazer devido às dificuldades que as freguesias da cidade têm de intervir de modo autónomo, salientando também que muitas coisas interessantes foram feitas de serviço de apoio às comunidades. Este ponto foi aprovado com sete votos favoráveis da Coligação e com seis abstenções do PS, CDU e BE.

    Na reunião magna daquela União de Freguesias houve ainda tempo para a apresentação de uma proposta de alteração ao regulamento do Orçamento Participativo para o ano de 2018, bem como uma nova calendarização do evento, que passa a ser da competência da sua Comissão de Acompanhamento.

    Em termos protocolares, o presidente João Pires justificou a proposta de celebração de um protocolo de parceria com o Conservatório Bomfim, que visa a prestação de serviços à comunidade e ao enriquecimento cultural, social e integral dos cidadãos. Este ponto da ordem de trabalhos mereceu a unanimidade dos membros da Assembleia.

    No período de antes da ordem do dia foram apresentadas algumas propostas, nomeadamente um voto de pesar pelo falecimento de Teresa de Jesus Moreira Martins, mãe do membro da Assembleia Leonardo Adelino Martins Ribeiro, por parte de Junta de Freguesia e do PS.

    Pela bancada socialista, foi apresentada uma recomendação política que alerta para os novos desafios na área social e na área da educação. A Assembleia de Freguesia deliberou ainda por unanimidade um voto de louvor à casa Pereira das Violas pelo seu centésimo aniversário. Por iniciativa do BE, a Assembleia deliberou também, por unanimidade, uma moção de saudação ao 25 de Abril e ao 1º de Maio.

    Com sete votos favoráveis da Coligação, e seis contra do PS, CDU e BE, foi aprovado um voto de repúdio perante os acontecimentos passados na freguesia na noite de 24 para 25 de abril por um grupo pertencente ao BE, cobrindo uma estátua localizada na praça Conde de Agrolongo desde 1966 com um pano vermelho e deixando-se fotografar no local, atitude que em nada contribui para uma verdadeira democracia.

  1. Notí­cias em Destaque

    1. 18-05-2018
      A Associação Nacional de Freguesias reúne o seu Conselho Diretivo na Vila e Freguesia de Belver,... Ler mais
    2. 09-05-2018
      Capa-op-2018-s-lazaro
      A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto promove no corrente ano mais uma edição do... Ler mais
    3. 06-05-2018
      Assembleia-s-lazaro-26-abril-2018-novo
      A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João Souto apresentou, na última Assembleia de Freguesia,... Ler mais
    4. 24-04-2018
      Recorte-site-s-lazaro
      Pela primeira vez, a União de Freguesia de S. Lázaro e S. João Souto está a comemorar, durante o... Ler mais
    5. 23-04-2018
      Dia-mundial-do-livro
      A União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto comemora hoje o Dia Mundial do Livro. Para... Ler mais
Powered by: TRIPLEDESIGN